quinta-feira, 17 de março de 2016

Aquele que você lincha hoje, irá lutar por sua liberdade no futuro



Hoje, você celebra a proximidade do golpe que aparentemente se avizinha.

A camisa amarela do sete a um, permanece sendo humilhada.

Hoje, as catracas são liberadas, as avenidas interditadas, os aplausos são solidários, as panelas batem em melodia atormentadora. As varandas dos prédios piscam felizes para você.

A patrulha de choque, reverentemente, lhe presta continência.

Você é o grande herói do Brasil de mãos limpas, rosto branco, olhos fechados, coração ressentido e consciência pesada.

A grande mídia transmite e convoca seu protesto em horário nobre. Todos querem filmar você e sua família de comercial de margarina.

Luzes, câmeras, ação! Todos são protagonistas deste reality show, transmitido em tempo real.

Mas, tal qual esses programas de tevê de sub celebridades instantâneas, a fama dura pouco. A escuridão e o anonimato logo se aproximam.

Depois de derrubar este governo do PT que você tanto odeia, os flashes serão apagados, as bilheterias serão cobradas, as avenidas desinterditadas, os telejornais estarão mais sorridentes, a margarina estará rançosa. E agora, José?

Os grandes acordos serão selados na calada da noite. Você não será mais tão necessário assim. Não serás mais convidado para essa festa pobre que os homens armaram pra te convencer.

O Brasil precisará de um conclamado "pacto pela governabilidade". Todos estarão unidos para reverter a "herança maldita" e, enfim, entregar-nos à modernidade onde alguns decidem, poucos lucram e muitos apanham.

Sim, eu acredito, você ainda irá tentar tirar os outros corruptos do poder. Aquela classe política que você tanto odeia. “Bora derrubar todos os outros”.

Mas logo descobrirá que eles são meros instrumentos de um sistema que trabalha para si mesmo. Perceberá que o buraco é muito mais em cima.

Mas agora, seu protesto já não será mais necessário.

Você foi descontinuado dessa festa.

Colocarás dez mil na Paulista, quinze mil em Copacabana, mas não serás noticiado, apenas com uma nota de rodapé.

O Estado Democrático de Direito, que você pouco se importou em ver usurpado, poderá voltar contra você.

Permaneça em casa e ligue o televisor. Seja um cidadão de bem.

Caso contrário, a Patrulha de Choque, com a qual você tirou um self, não mais lhe prestará continência. Vais levar um cassetete democrático no meio da testa. Um cassetete altamente pedagógico, pra você aprender.

Não sei se sentirás dor. Não sei se ficarás indignado. Talvez voltes pra casa feliz e satisfeito, com a certeza que estarás em um país mais seguro e severo, que não dá mole para vagabundo e onde as velhas hierarquias voltaram a ser respeitadas.

Talvez conforme-se com os governantes que aqui se sucedem por séculos e séculos entregando nossas riquezas e escravizando nosso povo.

Talvez se transforme. Talvez aprenda muitas coisas, talvez não.

O certo é que eu poderia sentar no meio fio e cair na gargalhada ao ver você apanhar por protestar contra “todos os outros”. Eu poderia dizer que você não tem nenhum direito de reclamar, já que perdeu todos seus direitos e até achou bacana quando as violências jurídicas atendiam aos seus desejos imediatos.

Mas, não! Estaremos onde sempre estivemos. Lutando pela liberdade, lutando pela democracia, lutando contra as injustiças, lutando pelo direito de você voltar as ruas quando quiser e protestar contra um governo eleito democraticamente por meio do voto direto. Governo esse que não te massacra por você pensar diferente.

Talvez isso aconteça, talvez não. Talvez esses caras “vermelhos” que vocês odeiam estejam em cana, julgados por alguma lei de segurança nacional contra o terrorismo.

Na dúvida, só te recomendo o seguinte. Pare de linchar quem pensa diferente de você ou usa uma camiseta com a cor diferente da sua.


O moleque que você lincha hoje, será aquele que vai lutar pela sua liberdade no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário