segunda-feira, 31 de agosto de 2015

O Boneco do Lula como Símbolo da Psicopatia Social


Deixem o boneco do Lula Lá!
Até que ele é bonitinho.
Pode até ser engraçado para alguns.
Mas para algumas mães, esposas, irmãos ou irmãs que têm parentes encarcerados injustamente, sem direito à defesa, sem grana pra advogado, que sempre sofreram esculacho em algum lugar remoto das periferias do Brasil, pode não ter graça nenhuma.
Eles até já sabem que cadeia nesse país é só pra certo tipo de gente.
O Lula pode até ter virado presidente, mas continua sendo da ralé! Chegou a um lugar onde tantos outros bacanas desejariam estar. Como assim? Isso não pode.
O boneco do Lula é uma manifestação legítima, espontânea e sincera para mostrar pra tudo mundo ver "onde ele deveria estar". Esse nordestino cachaceiro não poderia vencer na vida impunimente.
Subverter a hierarquia social, não apenas com seu sucesso, mas dando vez, voz, espaço e coragem para outros tantos subversivos que "furaram a fila" e deixaram de ser inferiores.
Na fantasia doentia que habita na psicopatia escravocrata brasileira, o Lula representa o "sucesso alheio". Ele personifica a frustração de quem sente que vive em uma sociedade incapaz de reconhecer o seu próprio mérito. Ele é o culpado de todos os fracassos. Sejam derrotas profissionais ou afetivas. O Lula teria construído essa sociedade que premia os que outrora eram subjugados. Uma sociedade que não mais reconheceria o mérito pessoal (que todo mundo acha que tem), que dá força aos que ultrapassaram seu lugar na fila do sucesso. Que o torna "desinteressante", mesmo seguindo a cartilha que ele acreditou a vida inteira. Por isso existe tanto desejo de voltar ao passado. A fantasia da ditadura, em verdade, é o desejo de restauração da velha ordem. Onde todo mundo sabia o seu lugar na sociedade. Quando alguns mandavam e outros obedeciam.
O Lula precisa ser encarcerado e malhado. É evidente. Ele incorpora o incômodo com as mudanças sociais do nosso tempo, a resistência inclusive (pasmem) com a globalização, com as transformações nas relações de gênero e raciais. Das mulheres e dos filhos que não mais obedecem, das relações homoafetivas.
O boneco é um símbolo importante. Fantasia-se que ao virar realidade a prisão do Lula, todos os problemas estariam resolvidos.
Quem está preocupado com o futuro do Brasil? isso não teria jeito mesmo. O símbolo tem importância muito mais afetiva. A morte do Lula acalantaria ou repararia uma desordem social e também interna, dentro de cada indivíduo.
Ora, se quiserem contestar a minha análise fiquem a vontade. Só não queiram me fazer acreditar que estão todos mobilizados contra a corrupção.
Corrupção que nada!
Estamos repletos de fascínoras e canalhas de todos os tipos aqui nesse país. Infelizmente, no Brasil isso não falta.
Corruptos estabelecidos em nossas instituições, com escândalos comprovados e são até considerados políticos carismáticos, afáveis e admirados por sua inteligência e sagacidade. São até simpaticamente e elogiosamente chamados de "raposas".
O Brasil e o mundo revelaram outros tantos líderes políticos criminosos, genocidas, torturadores. Nenhum deles mereceu um boneco exaltado com idolatria reversa e catarse coletiva.
Ocorre que nenhum desses crápulas que a história nos ofereceu veio "de baixo". O Lula poderia ter ficado rico com um escambo qualquer em São Bernardo do Campo que não seria odiado. O problema é ele estar em uma hierarquia superior. Isso realmente incomoda.
Mas deixem o boneco do Lula Lá!
Ele nos revela muitas coisas que certamente servirão de aprendizado historico.
Realmente, o Lula não poderia fazer tudo o que fez e ficar impune.
Tirar mais de trinta milhões de pessoas da miséria, praticamente acabar com a fome no Brasil, reduzir em 70% a mortalidade infantil, permitir o acesso dos pobres e negros nas universidades, restaurar o capitalismo brasileiro dinamizando a economia, fortalecendo o setor produtivo, recuperando a construção, empregando, formando, e incluindo uma classe média que aparentemente hoje o odeia.
Nenhum boneco estúpido roubará a contribuição de Lula para a história do Brasil. Certos tipos de personagens jamais deixarão de ser controversos pois não dá para fazer o bem em larga escala sem ferir as suscetibilidades. Desagrada-se, desde grandes interesses, até as mais pequenas mesquinharias.
Foi assim com grandes homens do passado. Não seria diferente com o Lula.
Certamente ele terá um lugar muito mais honrado do que certos líderes vaidosos, covardes e renegados que na hora em que o Brasil mais precisou, viraram as costas para seu povo.
A história dessa nação não condecora traidores.
Lula jamais esqueceu de onde veio e nunca traiu a sua gente.
A grande corrupção do Lula que ofende quem agora arrasta esse boneco de cima pra baixo, foi corromper a pirâmide da hierarquia social. Essa dói no fígado de certo tipo de gente. Por isso são tão amargos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário