quarta-feira, 6 de maio de 2015

Núcleo de Estudos do Corinthians - NECO




É com alegria que convido vocês para a inauguração do Núcleo de Estudos do Corinthians - NECO.
Este é um projeto que tenho a imensa honra em coordenar sob a confiança do Departamento Cultural do Corinthians e em parceria com brilhantes Corinthianos, com os quais tenho aprendido muito a cada dia.
O NECO se propõe a estudar o Corinthians para além do jogo jogado nas quatro linhas, mas como um patrimônio social, cultural e histórico do povo brasileiro.
O NECO está aberto a todos os interessados em participar de forma organizada, colaborativa e e respeitosa na construção de um acervo de conhecimentos relativos à experiência corinthiana.
O Núcleo de Estudos do Corinthians pretende colaborar para que o Corinthians se aproprie dessa história tão rica e que também possa oferecer reflexões importantes sobre o clube e sua relação com os diferentes fenômenos sociais de seu tempo, apoiando a instituição para que ela esteja à altura dos desafios que se impõem na modernidade com um olhar arrojado e dinâmico para o futuro.
Vamos estudar o Corinthians e sua relação com importantes períodos e acontecimentos históricos, tais como a industrialização, a formação do proletariado na Cidade de São Paulo, os fluxos migratórios e imigratórios, a modernização da cidade, as vilas e favelas paulistanas, a redemocratização do Brasil, a globalização, entre outros.
Propomos também, colaborar com importantes discussões acerca de questões que se constituem em verdadeiros desafios para o futebol na atualidade como o racismo e a importância do Corinthians na promoção da igualdade racial, o machismo no futebol e os instrumentos para participação da mulher, a homofobia, o Corinthians e o futebol como negócio. Muitos outros tópicos de estudo que serão abordados em reuniões públicas mensais abertas a todos os interessados.
Vale destacar que o NECO não é uma instância deliberativa nem consultiva do Corinthians. Nosso único propósito é colaborar com estudos sobre a história do Corinthians e reflexões livres, num ambiente de liberdade intelectual que contribua para dar luz à questões do passado, do nosso cotidiano presente e com um olhar para os desafios do futuro, entendendo sempre o Corinthians como parte integrante de uma sociedade em movimento, colaborando para sua transformação e também sendo transformado por ela.
A primeira reunião pública do NECO será no dia 11 de maio (próxima segunda-feira), às 19:30 no Teatro do Corinthians, Rua São Jorge, 777.
A entrada é franca, porém o teatro tem capacidade limitada para 370 pessoas. Vale à pena tentar chegar cedo.
Nessa noite, teremos uma palestra com o brilhante jornalista Celso Unzelte, além de uma mesa de debates com pesquisadores do LUDENS – Grupo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Futebol e Atividades Lúdicas – Universidade de São Paulo USP.
Reforçando que a participação no NECO é livre, independente de área de formação, profissão ou grau de instrução. Estão todos convidados!

Um comentário:

  1. Alexandre Fernandez Vaz11 de maio de 2015 às 16:32

    Prezado Rafael
    Parabéns pela iniciativa. Gostaria de me engajar, mesmo à distância (moro em Florianópolis) no projeto e contribuir com ele.
    Um abraço corintiano,
    alexandre fernandez vaz.

    ResponderExcluir