terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Os nossos "europeus" são mais criativos que os europeus dos outros



Engraçado. Tem uma parte da sociedade que adora imitar os europeus, mas faz isso sempre do jeito errado. Alguns tem até sobrenome europeu, mas a admiração pelo velho (e belíssimo) continente parece estar restrita à cor da pele de seus habitantes. 
Querem ser europeus, mas por estes tristes trópicos não querem a social democracia européia, os programas sociais europeus, o transporte público europeu, a justiça social européia, a reforma agrária européia, o protecionismo europeu, a polícia desarmada européia, a regulação de mídia européia, a distribuição de renda européia, etc.
Até na hora de combater este governo supostamente "bolivariano", comportam-se muito mais como coronéis, feitores e capatazes escravocratas do que como o "europeu médio civilizado".
A novidade é o protesto em defesa do Superávit Primário! (pasmem)
Este protesto é uma "foto histórica" que os estudiosos devem guardar para a posteridade. Daqui duzentos anos será uma divertidíssima curiosidade.
Nem vou entrar no mérito de tudo o que envolve a questão do superávit primário, pois entraremos em outra seara de discussão, posto que alguns defendem cegamente o controle de gastos do governo e a transparência orçamentária para manter o Brasil como uma "economia de mercado", com todos os supostos e discutíveis benefícios que isso pode nos trazer.
Que os banqueiros e grandes rentistas fazem lobby e financiam a imprensa em defesa da "austeridade fiscal" é notícia velha. Mas ver justamente "o povo" protestando por controle orçamentário e corte de investimentos é no mínimo curioso. Na contramão de tudo o que se vê hoje mundo afora.
Principalmente na Europa, onde a galera ocupa as ruas dos principais países contra as "metas de austeridade" e a fortuna paga pelo Estado aos banqueiros e especuladores, às custas do flagelo social.
Lembro que havia um comercial de televisão que dizia: "Os nossos japoneses são mais criativos do que os japoneses dos outros"
Será que os nossos "europeus" também são mais criativos do que os europeus dos outros?
Ou estão um pouco tontos e desnorteados no processo histórico. Pra variar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário