quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Fidel Castro vence em vida a guerra contra os Estados Unidos.


A maioria das pessoas avalia a política e o resultado dos governos como se somente um lado estivesse jogando. É como se em uma partida de futebol houvesse apenas um time em campo.
Em geral, os governos tem seus resultados avaliados apenas pela soma de seus acertos e seus erros.
Poucos consideram o fator INIMIGO. 
Que tem muita gente jogando contra. Que existem ameaças, chantagens e conspirações.
Governar é quase sempre um "cabo de guerra". As vezes se está com a vantagem e outras prestes a ser derrubado. Muitas vezes se ganha pela resistência. Ocorre que é muito difícil jogar esse jogo sem sujar e cortar as próprias mãos que inevitavelmente ficam cheias de feridas.
Isso serve para o Brasil, EUA, Rússia, China, Índia. Qualquer governo.

Cuba resistiu o quanto pode. Foram heróis. Suportaram as mais terríveis privações e foram ameaçados dia após dia na última metade de século. Jamais curvaram a espinha. Mantiveram sempre o pescoço em riste e o olhar para o futuro. 
Educaram seus filhos. Mais do que qualquer outra vitória, fizeram uma revolução humana.
Hoje, Fidel Castro e seu irmão venceram a guerra!
Ninguém sabe o que vai acontecer no futuro. Nenhum governo dura para sempre. Cuba é caótica em muitos aspectos e sofre grandes carências por conta do embargo. 
Sim, sua população está louca para comprar xampus, condicionadores, calça jeans, PlayStation entre tantas mercadorias tão comuns no cotidiano da vida moderna.
A história não para. Cuba terá muitos outros governos ao longo dos anos. Mas ninguém pode roubar aquilo que você aprendeu. Ninguém pode tirar de você as suas experiências. O aprendizado histórico e o conhecimento são mais valiosos do que qualquer bem de consumo perecível. 
Ninguém pode prever o futuro. Mas é possível dizer que esta guerra contra os ianques o povo Cubano superou.
Fidel fez suas escolhas. Certa vez ele disse: "Digam o que digam. Falem o que falem. Condenem-me. A HISTÓRIA ME ABSOLVERÁ!
Queiram vocês ou não. O Comandante venceu a guerra pela qual dedicou a sua vida. Certamente quando ele deixar este mundo poderá dizer: "agora é com vocês".
Os EUA perderam mais uma guerra.
Tudo o que eles fizeram contra Cuba nos últimos cinquenta anos, fica agora evidente que não deu certo. Obama acaba de reconhecer isso.

2 comentários:

  1. Fogo é ver as reações da direitinha... e o pior, olha o q a nossa sociedade tá virando, hj apareceu uma loja na minha timeline glamurizando ditadura de direita!

    quase.nu/pd-1858e2-mumu.html?ct=&p=1&s=1

    ResponderExcluir
  2. Engraçado como a História se repete... Hitler e Mussolini também disseram que a História lhes absolveria e lhes colocaria num lugar de honra.... Agora vem Fidel , que já está mais para Morto Vivo ou talvez pronto para ser mumificado com Lenin e diz o mesmo..... É sempre a mesma história os cães ladram e a caravana passa. A caravana da história passou , e Castro ficou. Pára a história.....

    ResponderExcluir