segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Dezembro



Dezembro.
Sinto uma devastadora preguiça deste mês.
Preguiça do Papai Noel vestindo aquela roupa quente. A barba deve abrigar uma fedentina azeda e insuportável.
O Papai Noel dos trópicos deve sentir tanta raiva de ficar por aqui, sentado o dia inteiro naqueles shoppings cafonas, que no dia vinte e quatro sai vazado e sequer se preocupa em deixar presentes para as crianças mais pobres.
Deve-se avisar o bom velhinho para tomar certos cuidados este ano. Dessa vez, não são os punks que desejam chutar o seu traseiro. Caso ele, inadvertidamente, cruze um protesto em defesa do retorno dos dinossauros ao poder, ele pode tomar uma surra por usar aquela roupa toda vermelha. E não adianta dizer que o traje é uma referência à Coca-Cola, porque a turma anda meio intransigente ultimamente.
Preguiça de ver aqueles pinheiros cheios de bolas coloridas e alguns pedaços de algodão despedaçados para imitar a neve. Sinceramente, quando chega dezembro eu só penso nos coqueiros e no sol ardente e revigorante.
Preguiça dos amigos secretos. Eles agora estabelecem faixas fixas de preço. Com um mínimo e um máximo que se deve gastar na "lembrancinha". Tem comissão organizadora e tudo. O valor mínimo tem como objetivo que ninguém saia prejudicado, recebendo um presente supostamente ruim. Já o valor máximo é para que os outros não se sintam constrangidos por terem comprado um presente modesto ao seu amigo secreto. O valor máximo visa também evitar outros problemas como o assédio sexual oculto, o puxa-saquismo com o chefe e também não "inflacionar o mercado", impulsionando os preços para cima a partir da histeria coletiva.
O pior é quando alguém nos primeiros dias de dezembro te pergunta: "Vai participar do amigo secreto?".
Por dentro todo mundo responde: "paaaatcha que pariu".
Mas inevitavelmente concorda com a brincadeira, pois ficar de fora evidenciaria como somos azedos, anti-sociais, intolerantes, metidos, arrogantes, mãos-de-vaca. Tudo isso junto numa só recusa. Por isso aceitamos.
Proponho que para os próximos anos haja o "Meu amigo sou eu". Todo mundo compraria um presente para si mesmo. Depois, todos se encontrariam para mostrar como é legal o seu auto-presente. Sairia todo mundo feliz, com o presente que realmente gostaria de ter recebido. Porque ninguém conhece mais a gente do que nós mesmos.
E as festas de confraternização? Sinceramente, de festa eu sempre gosto. Mas é muito irritante ver duas pessoas que se odeiam se abraçando ao som de: "We are de Champions, my friend".
E aquela pessoa rígida, travada, que se leva muito a sério, super apegada ao próprio poder, tentando no último dia do ano passar uma imagem mais irreverente e descontraída dançando "conga conga conga"?
E quando as pessoas se odeiam? Nessa época ficam obrigadas a desejar o melhor umas às outras, demonstrando um acréscimo de solidariedade para logo no começo do ano voltarem à rotina do maldizer.
Sei que nem todo mundo é chato como eu. Aliás, o fato de me assumir como chato é libertador, pois me livra da pretensão de estar correto enquanto todos os outros estariam errados.
Esbaldem-se nos shoppings, disputando durante horas uma vaga no estacionamento. Visitem as lojas em meio às crianças gritando e fazendo birra.
Meus amigos e parentes devem achar que sou mão-de-vaca. Nunca rola um presente bacana. Mas não é nada disso. A questão não é o dinheiro. Se eu tenho nem ligo de gastar. Acontece que eu odeio loja. Não por acaso os dezembros me causem um nível elevado de irritação.
Antecipadamente agradeço a compreensão de todos

Um comentário:

  1. Acho tudo um saco! Esse desespero constante em comprar comprar e comprar..Como se a demonstração de amor só pudesse ser demonstrada com coisas materiaia. Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir