quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Bolsonaro e Bolsonaros




Bolsonaro não exagerou, nem passou dos limites, nem errou, nem nada.
Ele cometeu o velho crime desejado e esperado por seu eleitorado. Foi o mesmo show de sempre.
Um político demagogo e oportunista como ele, jamais falaria algo que não tivesse aderência em seu "mercado eleitoral".
Bolsonaro sente-se autorizado e encorajado por outros tantos estúpidos que andam por aí nos submetendo a sua verborragia cotidiana.
Nos táxis, nas esquinas, nos bares, nas universidades, nas baladas e até mesmo nas igrejas.
O mais deprimente, é que estas não são palavras de um louco qualquer. É a externalização de um sentimento violento que habita no conjunto da nossa sociedade.
Como se as mulheres fossem divididas entre aquelas que merecem ou não merecem ser estupradas.
Pior, seria o estupro um "benefício" ou prerrogativa das mulheres sexualmente desejáveis, estando as "feias" desobrigadas da preocupação com sua integridade.
Seria o estupro um "elogio". A manifestação do reconhecimento masculino aos atributos físicos femininos e aos estímulos provocados por ela, intencionalmente ou não.
Falas como a de Bolsonaro, oprimem, degradam e humilham as mulheres. E retrocedem o homem ao seu "estado de natureza", violento, impetuoso e irracional.
A direita brasileira impede que avancemos como sociedade. Obriga que o Brasil permaneça no atraso. Que a gente retroceda e seja obrigado a defender posições fundamentais que deveriam estar liquidadas há anos. Somos impedidos de discutir o futuro porque ainda estamos fechando as contas com o passado.
Os eleitores da família Bolsonaro devem estar orgulhosos de seu voto. Taí um político que não decepciona seu eleitorado. Que entrega justamente o pacote que prometeu. Que não muda de cara depois da eleição.
As vezes dá a impressão que ainda estamos na Idade Média. Inquisidores andam soltos por aí. Obscurantistas interditam o debate. Logo mais nos depararemos com fogueiras santas e mulheres queimadas como bruxas.
Aliás, as fogueiras continuam por aí. Só não vê quem não quer. E tem muita gente sendo queimada viva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário