domingo, 15 de junho de 2014

Copa do Mundo - Encontro de civilizações.

O que eu vi aqui em BH foi maravilhoso.

 Milhares de colombianos viajaram de todas as maneiras até o Brasil. Lembrou até as invasões corinthianas. Só que não.

Brincadeiras a parte, um verdadeiro encontro de diferentes culturas. Todos os estrangeiros que ví, vieram em paz. Foram recebidos com afetuosidade, sorrisos e principalmente curiosidade.

Somos um povo um pouco esquizofrênico. Não amadurecemos em completo nosso senso de nação. Funciona tudo na base da sensação e intuição.

Mas é muito clara a percepção de lugar, espaço, paisagem e modo de vida. É sensível que fazemos parte de uma experiência ímpar de existência e que somos um povo, uma gente diferente dos demais. Ou pelo menos nos sentimos assim. 

Adoramos compartilhar as experiências. Reconhecer quem somos através do outro. Provando e testando.

Ficou muito nítida a curiosidade de conversar, tocar, ouvir, dançar e beijar dos brasileiros e brasileiras com os estrangeiros. Da parte deles também.

Quem nunca teve a oportunidade de viajar, nesses dias de copa pode conhecer outros povos. Viver um momento especial de solidariedade e experiências.

A FIFA "é uma máfia" e os políticos "ladrões"? Ora, nunca houve um momento na história da humanidade em que os poderosos não fossem cretinos e dissimulados em sua maioria. Mas não precisamos esperar os milênios necessários para as coisas mais ou menos se ajeitarem e a gente esteja "autorizado" a ser feliz.
 
Podemos e devemos ser felizes em meio ao caos. Resistir à opressão. Nossa existência é caótica e a gente toca o barco.

 Não estamos acima dos fatos. Somos parte integrante de todas as estruturas.

Resumindo: relaxa e goza porque a copa está nas ruas e é um grande barato. Ta liberado viver com alegria este momento tão bonito de encontro de civilizações. Justamente no quintal da nossa casa. Esse lugar tão legal que o mundo inteiro agora tem a oportunidade e ocasião para conhecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário