segunda-feira, 31 de março de 2014

Feliz dia dos Babacas!


FELIZ DIA DOS BABACAS

31 de Março é o dia dos babacas.

Não que a babaquice tenha surgido há exatos 50 anos.

Mas nesta data devemos celebrar a afirmação de um novo tipo de babaca.

Não o ignorante da idade média que vivia refém do obscurantismo religioso, errante e isolado em seu feudo, em plena era da inquisição.

Vamos homenagear o cara que é babaca mesmo, por pura convicção na própria idiotice. Porque justamente no momento histórico em que várias janelas se abriam como a emancipação da mulher, a revolução estudantil, o rock and row, o socialismo, os anos dourados do pós guerras, a pílula anticoncepcional, a paz e o amor, os festivais da canção, a música popular brasileira. Mesmo nesse momento tão especial da humanidade, os babacas resolveram acabar com a festa e desligar o som.

E acreditem, os babacas venceram. A babaquice é uma "ideologia" triunfante. Até hoje eles desfilam pelas calçadas e agora pelas redes sociais. Andam com o peito estufado e cheios de si.

Os babacas venceram, mas estou certo que muitos de nós detestaríamos estar no lugar dos "vitoriosos".

Parabéns aos babacas que postam seus comentários nos fóruns da internet defendendo a ditadura militar e clamam por um novo golpe.

Congratulações aos revisionistas históricos que dizem que o golpe teve de ser executado, pois a esquerda também estaria armada para um "golpe comunista".

Parabéns aos babacas que responderam a pesquisa tão cretinamente, dizendo que a mulher de pouca roupa não pode reclamar caso seja estuprada.

Congratulações aos babacas que acreditam que o mundo está em crise porque os Estados se endividaram custeando os programas sociais e não cobrindo o rombo da farra especulativa dos banqueiros.

Parabéns os babacas que se dizem "contra os direitos humanos", papagaiando algum âncora de show de horror que espuma de ódio dizendo que direitos humanos só servem para defender bandido e não os humanos direitos.

Parabéns aos taxistas. Com raras e admiráveis exceções, a profissão em que a babaquice verborrágica parece ser condição "sine qua non" para exercício da função.

Felicidades aos babacas "profetas" da intolerância religiosa. Aqueles que querem destruir justamente o que temos de verdadeiramente mais valioso na nossa cultura, que é a harmonia entre as diferentes religiões.
  
Hip hip urra! Aos homofóbicos recalcados nas igrejas e no parlamento, dissimulando a voz grossa para aparecerem na mídia e ganharem os votos da tradicional família dinossauro brasileira.

Skinheads, parabéns pelo aniversário de batismo. Escondam suas caras miscigenadas com um capuz para esconder a vergonha em atacar um irmão nordestino em pleno ato de covardia nas ruas de São Paulo. Parabéns também aos babacas que saem pelas ruas da cidade dizendo que São Paulo não vai para frente porque os baianos estragaram tudo.

Como poderia esquecer de homenagear os babacas que odeiam o Bolsa Família, "porque não basta dar o peixe". Indignados com a "vagabundagem" de seus beneficiários, mas absolutamente tolerantes com os subsídios aos usineiros e multinacionais, os "incentivos fiscais" e o oceano de dólares que o Estado despeja todos os anos para matar a sede dos banqueiros.

Parabéns aos babacas que acreditam que o mercado se "autoregula" sem a necessidade de intervenção do Estado na economia.

Felicitações aos babacas acostumados a dizer que "a tortura só pegou quem merecia". "Quem era trabalhador nunca precisou ser torturado".

Parabéns ao babaca yuppie, ao babaca hippie, ao babaca cult, ao babaca ralé, ao babaca universitário, à babaca dona de casa, ao babaca religioso, ao babaca médico e ao babaca que não é de direita, nem de esquerda, muito pelo contrário tu és apartidário.

Babacas, babacas, babacas!

Vocês que dão risada se um professor de escola pública toma borrachada da policia quando pede um mísero aumento.

Que sorri no canto da boca quando ocorre alguma chacina na periferia. De certo eram todos envolvidos com o tráfico.

Você que é contra o aborto por defender a vida, mas no minuto seguinte defende a pena de morte porque é olho por olho e dente por dente.

Babaca que dá carteirada dizendo que é otoridade. Parabéns, meu amigo. Esse também é seu dia.

Aquele babaca acostumado a dizer: "sabe com quem você está falando?".  Parabéns!

Babaca que fica excitado quando vê a policia despejando os pobres e o trator passando por cima da favela. Que diz por aí que o Estado não tem obrigação de dar casa pra ninguém, porque a sua você comprou sozinho. Mas depois manda uma carta e um quilo de alimento para o Luciano Babaca Huck.

E o babaca que morre de vergonha das nossas favelas e dos nossos moradores de rua? Afinal de contas daqui uns dias os gringos estarão aqui por ocasião da Copa. Mas é contra os programas de combate a miséria, porque pobreza é sinônimo de preguiça. 

Atenção babaca de indignação seletiva. Que manda email para sua rede de amigos com as "fotos" da "mansão do Lula" comprada com dinheiro do mensalão, mas que cala a voz e fecha os olhos com os escândalos de hoje e sempre no Brasil. Tudo bem, desde que você continue servindo aos antigos senhores e não a nenhuma corja sindical. Parabéns!

Escrevi demais, eu sei. Mas mesmo assim, ainda escrevi pouco. A fauna de babacas é muito variada. Provavelmente esqueci muitas espécies.

Mas sintam-se homenageados.

Nenhum outro dia da história do Brasil fertilizou tantos babacas.

É pique, é pique, é pique. É hora, é hora, é hora. 

Rá, tim, bum!

Nenhum comentário:

Postar um comentário