sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Porque eu conto os dias para a Copa do Mundo.



Estou ansioso para ver a Copa do Mundo.

Feliz da vida em assistir pela primeira vez (e talvez a última) um mundial no meu país. Receber meus amigos estrangeiros na minha casa.

Amigos que conheci nas lindas viagens que a vida me permitiu.
Receber bem e com educação os turistas.Da mesma forma que os brasileiros são recebidos quando viajam.

Amo futebol como poucas coisas na vida. Vai ser muito legal. Vou farrear com a galera de todas as culturas pelas ruas e na medida do possível levá-los em locais bacanas.

Meu país é bom e gostoso pra car**ho. E não dou menor bola pros moralistas de plantão que fingem preocupação com a probidade enquanto as grandes injustiças devastadoras passam batido causando indiferença.

Passo longe daqueles que sentem vergonha das nossas favelas, mas não querem acabar com a pobreza e exigem que os pobres permaneçam como escravos.

Os ressentidos que não podem esconder tanta "sujeira" debaixo do tapete.

Em geral esse discurso de que o futebol, a copa, o samba e o carnaval alienam o povo é coisa de reacionário frustrado.

A alegria do carnaval, a poesia do samba, a sexualidade da nossa dança, a criatividade do nosso futebol, são todas faces da resistência de um povo insubordinado aos seus colonizadores.

As castas mais ricas da nossa sociedade não produzem nada. Não criam nada. Não tem cultura. E vivem ressentidas e morrendo de vergonha de não terem nascido na Europa ou nos Estados Unidos.

A potência criativa do Brasil vem do povão.

Depois a indústria cultural e os interesses corporativos arrumam um jeito de incorporar e corromper as expressões mais ricas da nossa gente. Transformam e corrompem tudo em algum produto vulgar e revendem com alguma etiqueta de grife.

Mas ninguém vai roubar nosso sorriso. Ninguém vai tirar o meu tesão em curtir demais a Copa do Mundo.
Ainda que eu não consiga ingresso para nenhum jogo, eu vou ficar na praça, na rua, no boteco, na praia.
Conhecendo gente do mundo todo. Tomando meus porres. E curtindo esse grande momento, que vai ser muito legal.

Um comentário: