terça-feira, 18 de junho de 2013

Ontem bandidos. Hoje heróis. Amanhã simpáticos. Mas depois de amanhã inimigos indesejados.





Quem saiu às ruas nesta noite mágica, se deparou com uma galera que não se acovardou e não aceitou o atentado explícito contra o livre direito de manifestação.

Percebia-se que era uma turma que pela primeira vez se apropriava do espaço público e saía às ruas para protestar, assumindo todos os riscos pela decisão que acabavam de tomar.

Molecada querida.

Sejam todos muito bem-vindos à luta!

Não somente à luta pelo preço da passagem do transporte público, mas à luta por um país mais livre, justo e democrático.

Por um Brasil com mais justiça social, distribuição de renda, serviços públicos de qualidade, saúde, educação e que aprofunde os direitos sociais, não que retroceda.

É com êxtase de alegria que o Brasil se dá conta que essa juventude não caiu na ladainha da direita reacionária e conservadora.

Que a garotada não foi capturada pelos fascistas e preconceituosos, ressentidos pela quebra das velhas hierarquias.

Que não ficaram reféns daqueles que odeiam os pobres e reivindicam o antigo direito de escravizar e humilhar.

Que subestimam o poder de escolha e força de espírito do povo brasileiro.

Juventude esperta, vocês escaparam de várias armadilhas. Dos movimentos forjados pela velha mídia em seus estúdios de televisão.

Provaram que esse povo não pode e não vai ser massa de manobra.

Vocês superaram todos os enganos. Enfrentaram não somente as balas e cassetetes dos jagunços da elite, mas o terrorismo daqueles que trataram vocês como vândalos, criminosos, desordeiros e formadores de quadrilha.

Agora, todos parecem lhes render apoio.

A velha mídia trata de se apropriar do movimento e os articulistas mais ferozes e odiosos, ressurgem com loas e parecem homenagear a todos vocês pela coragem e determinação.

Mas não se enganem! Que superem mais essa armadilha!

Até ontem éramos bandidos. Hoje somos heróis. Amanhã seremos simpáticos. Mas depois de amanhã seremos inimigos indesejados.

Vão exigir que vocês se conformem em cumprir nas ruas à pauta estabelecida nas redações dos telejornais.

Que vocês não quebrem os “propósitos” do movimento. Propósitos estes, logicamente, nos limites da conveniência para as elites.

Vão impor que os protestos se restrinjam a acusar os políticos pelos males do Brasil, mas que poupem as elites, o mercado e a mídia.  

Hoje, vocês que saíram às ruas fizeram história.

Amanhã, os chacais estarão prontos para cobrarem a fatura e responsabilizarem “os comunistas”, a “Nova República”, os “Caras Pintadas” os “Vândalos” os “Anarquistas”.

Dirão que vocês saíram às ruas por modismo. Que não contribuíram em nada para o Brasil. Que são revolucionários de apartamento. Que não sabiam o que estavam fazendo nas ruas.

Quando vocês chegarem à “maturidade”, vão fazer vocês acreditarem que a rebeldia é coisa própria da juventude, mas que depois de certa idade, seria natural que vocês se convertam em senhores e senhoras precavidos e preocupados apenas com o próprio patrimônio. A não ser que sejam velhos ingênuos e tolos.

Estou certo que vocês, meus queridos, não serão capturados pela indústria da desinformação.  

Que não acreditem na repentina bondade e tolerância de quem historicamente soube apenas semear a discórdia e a desunião.

Que não creiam na honestidade e boas intenções daqueles que, desde sempre, roubaram e conspiraram contra o Brasil.





Nenhum comentário:

Postar um comentário