quarta-feira, 22 de maio de 2013

Racismo e violência. Comentário reprovado

Via Facebook:

Uma amostra do preconceito, intolerância e violência. O que desanima e deprime. Uma manifestação racista odiosa. 

Tempos atrás escrevi um post homenageando a Miss Angola (incrivelmente linda) que venceu o concurso de Miss Universo. Recentemente o post recebeu um comentário para moderação. Obviamente reprovei o comentário, até porque se aprovasse seria responsabilizado como solidário à ofensa. 

Não havia mostrado a ninguém o conteúdo, mas resolvi dividir com vocês com todas as aspas do mundo. Decidi publicar porque entendo que o momento exige. O conteúdo é forte pela violência e estupidez, mas o intuito é denunciar o que corre solto nas redes sociais:

"""""""Esse negócio de concurso de miss..... un.....SÓ VAGABA de terceira categoria, tudo mulher de programa! E quem foi que falou sobre genética maravilhosa de negro aí mesmo? Meu amigo, sou branca ao extremo e prefiro minha pele branca a ser negra pra dizer que tenho bela genética. do que adianta se congelar e ter um cabelo de bombril na cabeça, além de um narigão xapuletado, mais parecido com uma batata cozida amassada? E o beição largo com os olhos esbugalhados? Fora o Suor que emitem pelo corpo... ardente e mal cheiroso. Me desculpe, mas você SIM é preconceituoso ao defender sua raça e, para tal, é capaz de humilhar os brancos, como o fez neste seu comentário mesquinho.
em Miss Universo: Escolha de Miss Angola desencadeia enxurrada de manifestações racistas nas redes sociais""""""""


Infelizmente, este tipo de comentário é rotina, pelo menos no meu blog. 


Fora as ameaças anônimas que recebo cotidianamente. 

Por que será que as vezes paro de escrever?

Por muitas vezes pensei em fechar o blog, até porque não vivo dele. Faço apenas por amor. 

Vivemos em uma sociedade violenta e ressentida. 

A quebra das velhas hierarquias em uma sociedade tão verticalizada como a nossa abriu um conflito sem precedentes.

Em pleno processo de transformação com uma guerra oculta e malcheirosa. 

A guerra se passa de baixo dos nossos narizes. 

Como em todo conflito, é muito arriscado não escolher um lado. Mas o fato é que ninguém entende ao certo a distinção entre as forças opostas. A mediocridade, a violência, a burrice, o progresso, a esperança e as boas ações andam misturados. Está tudo muito confuso e feio.

2 comentários:

  1. Entendo seu sentimento, de verdade, mas não para de escrever. Esse mundo confuso e feio precisa de beleza e suas palavras fazem muita gente feliz.

    ResponderExcluir
  2. Solidarizo contigo, por tua coragem e pensamento justo e humano. E concordo quanto à avaliação de nossa sociedade, acrescentando: estúpida!

    ResponderExcluir