segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Joelho

Há anos adquiri a rotina de visitar o Rio de Janeiro com alguma freqüência.

O trabalho era um bom pretexto para que eu pudesse estar sempre conectado com aquela cidade deliciosa.

Paulistano que sou, entender as diferenças no ritmo de funcionamento das pessoas e das coisas não foi fácil. Porém, acostumar-se com aquilo que é bom, não é tarefa das mais difíceis.

As paisagens, o clima, o samba e as praias ajudam muito nesta adaptação.

Em uma das minhas primeiras incursões ao Rio fui à padaria descolar um café da manhã.

Olhei na vitrine de salgados e me dirigi ao balconista:

- por favor, eu gostaria de um Bauruzinho.

O rapaz entortou a boca e depois de um breve silencio retrucou:

- qui qui é isso o rapá?

Decidido a comer aquele pão assado recheado com presunto, queijo e tomate fui até a vitrine e apontei para o salgado.

- ó só, isso aqui é joelho mermão!

- então me dá um joelho, concluí.

No dia seguinte voltei à padaria. Considerava-me mais seguro em terras cariocas. Decidi ir mais relaxado.

Cheguei todo malandrão e logo encarei o mesmo balconista do dia anterior. Não entendia porque ele se comportava com todos os clientes de maneira tão irreverente e insubordinada.

Aboli o tal "por favor" aparentemente antiquado naquele ambiente:

- da aí um cotovelo pra mim...

- É joelho, paulista! JO.E.LHO! Berrou o atendente.

- então me passa um joelho, por favor. Respondi desconsolado.


2 comentários:

  1. Parece uma pizza enrolada... aff deu fome! ;-)

    ResponderExcluir
  2. A cidade é maravilhosa, o povo é maravilhoso e, pelo jeito, o joelho também é!

    ResponderExcluir