sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Pane no novo sistema de recargas do Bilhete Único. Esclarecimentos do Metrô

Os usuários de ônibus e Metrô já se habituaram às longas filas para recarga do Bilhete Único.
Desde o início da gestão Kassab, os passageiros não podem validar seus bilhetes nas catracas dos ônibus, ainda que em todos eles haja um cobrador, muitas vezes sem função alguma durante a viagem.
A proibição da recarga do Bilhete na catraca é uma crueldade com o usuário que tem de enfrentar longas filas para recarga.
Alguns passageiros, muitas vezes, não têm dinheiro para fazer uma recarga de valores altos. Dispõe apenas dos três reais para fazer a viagem, não sendo necessária a permanência na fila das lotéricas e postos autorizados.
Se não bastasse o valor escorchante do transporte público em São Paulo, se comparado à sua qualidade defasada e superada, o trabalhador ainda tem de enfrentar constrangimentos e a falta de sensibilidade do melindroso chefe do executivo municipal.
Nos últimos dias, foram colocados em algumas estações do Metrô, máquinas de recarga automática de Bilhete Único.
Mas para desgosto do usuário estas máquinas simplesmente não funcionam.
No dia 14 de setembro (quarta-feira) percorri as estações Clínicas, Ana Rosa, Santos-Imigrantes e Tucuruvi. Em nenhuma delas o equipamento funcionava.
A máquina tem anotado um número de telefone para reclamações.
Ao telefonar para o número, fui atendido pela empresa Serviços Digitais. A empresa não tem assessoria de imprensa e sequer um site operante http://www.servicosdigitais.com.br/. Não havia nenhum funcionário em condições de esclarecer sobre as falhas no sistema e a atendente disse que poderia apenas registrar minha reclamação.
Nunca a questão da mobilidade urbana esteve tão em foco como nos dias de hoje. Parece que enfim chegamos ao consenso de que um transporte público de qualidade é a única saída para superarmos o caos no trânsito de São Paulo. Este tema esteve negligenciado durante décadas e a população espera ansiosamente a expansão de linhas e estações do Metrô.
Como convencer o cidadão de São Paulo a deixar o carro em casa e sair de ônibus e metrô se o sistema não consegue dar conta de situações que deveriam ser primordiais?
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Enviei algumas perguntas para o Metrô. Seu departamento de imprensa muito gentilmente respondeu as questões levantadas com rapidez.
Segue a breve entrevista:
Blog - Muitos usuários têm enviado reclamações sobre o novo sistema de recarga do Bilhete Único. Ontem percorri algumas estações: Clínicas, Santos-Imigrantes, Ana Rosa e Tucuruvi. No espaço de tempo das 18h até as 22h nenhuma das estações tinha sistema operante. Aliás, no Tucuruvi sequer o posto de atendimento (cabine com funcionário) tinha sistema operante. Na estação Clínicas durante toda a semana o equipamento de recarga está danificado. Existe alguma previsão para que o serviço funcione regularmente?
R: Sim. O Metrô esclarece que o processo de transição dos sistemas de recarga está em curso nas suas estações, cujo prazo para total implantação se estenderá até o final de setembro. O Metrô está tomando todas as providências junto às empresas contratadas para sanar as falhas pontuais o mais rápido possível. Ajustes ainda serão feitos com a finalidade de aprimorar o desempenho dos equipamentos nesses primeiros dias de transição.
Blog - Os novos pontos de atendimento substituirão os existentes hoje, com funcionários contratados pela empresa prestadora?
R: Nas 62 estações do sistema metroviário, haverá aumento dos postos assistidos (com atendentes) de carga e recarga do Bilhete Único (de 70 para 80), das máquinas de atendimento automático (de 23 para 182) e dos equipamentos de recarga automática de Vale-Transporte e consulta de saldos (de 254 para 353). Com a mudança, o número de empresas responsáveis por esses serviços passa de um para quatro. Isso permitirá a ampliação dos canais de acesso para carga e recarga dos cartões de Bilhete Único, garantindo a melhoria da qualidade do serviço, com a redução de filas.
Blog - O Bilhete Único permite a utilização do sistema de Metrô, mas também dos ônibus do município de São Paulo. A empresa Serviços Digitais, que ainda não tem site operante (http://www.servicosdigitais.com.br/) presta atendimento nas estações do metrô. Ela é contratada pela prefeitura municipal, pelo Metrô ou para outra instituição?
R: A empresa citada é uma das quatro já contratadas. As outras três são: Perto, Ponto Certo e Prodata.


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