quarta-feira, 18 de maio de 2011

O Zé Buceta



Apresento-lhes o Zé Buceta.
O Zé Buceta, não é somente o “cantor de churrascaria”, nem o “empata foda”, tampouco é meramente o “puxa saco”.
O Zé Buceta é tudo isso junto e muito mais.
É fácil reconhecer essa figura mundo afora. Independe do continente, da religião, da raça ou de classe social. Os Zes Bucetas estão em toda parte.
Vamos aos exemplos.
Sabe aquele cara que está entre os amigos se divertindo tranquilamente, mas quando chega uma determinada moça ele rapidamente se afasta e passa todo o tempo na órbita da garota, monopolizando sua atenção?
Se o rapaz fosse pro abate, seria até louvável sua dedicação ao sexo feminino, no entanto, o Zé Buceta é uma espécie de beque de fazenda. Está todo tempo na retranca, impede o gol adversário, mas é incapaz de construir uma jogada em profundidade. Fica sempre no zero a zero.
O Zé Buceta é aquele cara que se faz de amigão da mulherada. Sempre diz que gosta “dela” como ser humano. Quando a mina briga com o namorado, pede a companhia do para um jantar ou para uma ligação telefônica de uma hora e meia. Ele calmamente ouve as lamentações e consola a garota. Quando ela faz as pazes com o namorado ele inevitavelmente diz: “Nossa, que bom. Eu te disse que tudo iria terminar bem”.
A esperança do Zé Buceta é que um dia em algum momento de absoluta carência ELA se de conta de que o Sr. José Buceta da Silva é seu verdadeiro amor e que com ele que vale a pena viver, já que o cidadão passa a vida toda a sua inteira disposição.
O Zé Buceta tem duas caras. Uma para suas adoradas e outra para todos os homens que ousam chegar perto da mesma.
Na balada é muito fácil identificar um Zebu. Passa o tempo todo ao lado da perseguida. A moça dança, ri, olha para os lados, mas quando alguém ousa chegar perto, ele rapidamente identifica e põe seus braços sobre os ombros da despercebida vítima. Quando a guria quer ir ao banheiro, o Zé Buceta diz: - Eu também vou! E espera a moça sair bem na porta do WC.
Não importa o que aconteça. O Zé Buceta sempre vai dar carona. Caso sua marcação não surta o efeito desejado e a moça tenha se perdido espera pacientemente para depois dizer. “Imagina, quem veio comigo, volta comigo”.
Mas nunca da certo. Primeiro porque quando uma mulher ta afim ninguém segura, segundo porque o destino do Zé Buceta é se ferrar.
Se existe uma reunião de amigos numa chácara ou na casa de praia, o Zé Buceta dá um show. Ele sempre acorda primeiro que todas as mulheres. Faz café, pão na chapa e até torta holandesa. O importante é ele mostrar que é diferente de todos os outros homens. Passa o feriado inteiro fazendo às vezes de amigão.
Enquanto todos os homens estão na churrasqueira beliscando uma picanha e bebendo chope, o Zé Buceta está ajudando na salada de maionese.
Quando toda a rapaziada vai bater uma bola, o fica conversando com as mulheres. Essa é sua grande oportunidade de ter menos concorrência e obter um pouco de atenção. Porque antes de tudo, o Zé Buceta é um carente!
Mas o Zé Buceta tem seus momentos de glória. Uma pequena recompensa que o estimula a continuar sua saga. Nada é mais gratificante para o Zebu do que colocar o dedinho no nó do biquíni para que sua amiga faça o lacinho. Existem casos em que alguns Zes Bucetas chegaram a espalhar o protetor solar. Esses são os bens sucedidos.
Em toda regra existe exceção. Claro que alguns Zes chegaram a ser promovidos a titular, ou mesmo encontraram alguma mulher que tolere sua subserviência. Mas estes quando casados ou comprometidos transformam-se em capachos. Tema de uma próxima análise.   


6 comentários: